RSS

continuaçao (FIRME SEUS VALORES)

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Terceiro Capítulo:


Incentivo

Um estudante que estava se preparando para obter o certificado de Teologia. Um rapaz simpático e inteligente. Obteve o grau de doutor, mas também conheceu uma jovem e se casou. Vários anos depois, quando o casal já tinha dois filhos, e ele estava empenhado numa vitoriosa carreira, seu mundo veio abaixo. Sua esposa o abandonou levando consigo as crianças, o momento que entrou em casa e encontrou tudo frio e vazio. Quando se conscientizou da dura perda, foi dominado por sentimentos horríveis, instilando nele o paralisante veneno do desespero. O tempo passou, e nada se modificou: só restavam lembranças. Reconciliação foi-se tornando cada vez mais difícil, e finalmente impossível. O horror daquelas horas intermináveis levaram-no a questionar muitas coisas. Dizer que ele estava no mais baixo nível é dizer pouco – ele estava arrasado. Nessa ocasião ele escreveu a página que se segue:

Os dias são longos, mas as noites mais longas – e mais solitárias.
Espero o amanhecer – mas as trevas me seguram em suas garras.
E luto sozinho.
O sono me foge, quando as lembranças dos bons momentos – e dos maus -
Expulsam os últimos vestígios de alegria e me deixam inquieto – sofrendo -
Enchendo-me a mente com pensamentos de amor – de hostilidade,
De desatenção – de remorso.
Ó Deus, clamo então, este sofrimento não terá fim?
Será que a vergonha irá atormentar minha vida para sempre?
Não haverá ninguém para caminhar comigo?
Aceitando-me
amando-me
interessando-me
perdoando...
Disposto a construir comigo uma nova vida, em bases mais firmes -
A quem eu possa jurar fidelidade eterna, e ela a mim também?
Outros têm chorado comigo, em meio a essas trevas...ele se interessaram por mim -
Mas dentro dos limites de nossa humanidade.
Os seus próprios interesses têm que tomar precedência.
E no fim eu fico sozinho – distante de ti.
Já tentei construir de novo – por mim mesmo – mas fui precipitado, insensato e instável.
Novas mágoas vieram abrir de novo as feridas ainda não cicatrizadas.
A luta ainda não terminou.
E assim vou-me arrastando inquieto, mas sem me entregar à derrota e ao desespero.
Com esperança de dias melhores,
Em direção à luz interminável,
Em direção a DEUS que me guarda em seu cuidado.

E foi o estímulo de outras pessoas que constituiu um oásis para ele, em meio ao deserto da derrota. Algumas pessoas, com muita simpatia, o ampararam incessantemente, dando-lhe esperanças e fortalecendo sua vontade de viver, enquanto outros deram-lhe as costas, rejeitando-o e questionando seu caráter. Hoje ele está feliz, trabalhando como executivo de uma organização evangélica, exercendo uma função difícil, mas gratificante. Sobreviveu graças às palavras de estímulo e apoio. E sua história é apenas uma entre milhares de outras; e exemplifica a importância estratégica que o encorajamento tem na vida daqueles que sofrem.

Todas as pessoas, acossadas por pressões, prazos e datas; sofrendo o peso das preocupações, adversidades e fracassos; alquebradas por desilusões; derrotadas pelo pecado, vivem numa atmosfera que varia entre o cansativo desânimo e o pânico total. Nem mesmos os crentes estão imunes a essas coisas. Até podemos ter um ar de quem diz: “Está tudo sob controle”. Mas encarando as coisas de um modo realista, temos que reconhecer que nós também temos lutas, perdemos o equilíbrio vez por outra, escorregamos e caímos, batemos de cara no chão.

Todos nós precisamos de estímulo – de alguém que acredite em nós. De alguém que nos reanime e nos fortaleça. Que nso ajude a dar a volta por cima e prosseguir na caminhada. Que nos ajude dando -nos renovada determinação, e despeito os problemas.

Quando paramos para pensar no conceito de “estímulo”, ele ganha um novo significado. Estimular é inspirar outros, dando-lhes renovada coragem, ânimo e esperança. Quando incentivamos outros, nós o estimulamos a prosseguir, nós os encorajamos e reanimamos.

Não importa o quanto uma pessoa possa parecer segura, madura e influente, um estímulo sincero sempre tem seu lugar. Há alguns que precisam de doses macissas de incentivo, enquanto estão arrastando-se nas lutas do dia-a-dia. Mas são por demais orgulhosos para reconhecerem isso. Infelizmente, este orgulho é tão comum entre o povo de Deus, como é nas ruas do mundo.

É lógico que esta questão de incentivo não é apenas um sorriso e um tapinha nas costas. Precisamos compreender como ele é valioso. Leia Hebreus 10.19-25.

E o maravilhoso do incentivo é que qualquer pessoa pode fazê-lo. Não é preciso dinheiro para se incentivar os outros. Não é preciso ter uma certa idade.

Existem muitas pessoas que estão “secando” na vinha simplesmente por falta de uma palavra de estímulo. Há missionários sozinhos e esquecidos, militares servindo no exterior, universitários e seminaristas, pessoas doentes e outras gravemente enfermas, divorciadas, pessoas que sofrem, e todos os que estão servindo a Deus por trás dos bastidores, e que quase não recebem palavras de ânimo de ninguém.

O objetivo do estímulo é remover da vida de alguém a dor ou o sofrimento. Temos que tomar cuidado para não criarmos outros problemas para aqueles que desejamos reanimar. Além disso temos que fazer tudo sem pensar em retribuição. Quem espera reciprocidade está, na verdade, impingindo ao outro um sentimento de culpa, e não dando-lhe palavras de apoio. Outra coisa, devemos estar atentos para sabermos a hora certa de praticar uma ação qualquer. Uma palavra de estímulo dita no momento adequado nunca é esquecida.

“Um dos mais elevados deveres do ser humano é o encorajamento... É muito fácil jogar água fria no entusiasmo de alguém; é fácil desestimular uma pessoa. O mundo está cheio de 'desanimadores'. Mas nós temos o dever cristão de estimularmos uns aos outros. Quantas vezes uma palavra de agradecimento, de gratidão ou de ânimo tem mantido pessoas de pé.”
(Fonte: Livro FIRME SEUS VALORE, autor: Charles Swindoll, editora: Betânia)
Ps: Hoje é um dia muito importante para mim. Porque hoje completa um ano que fui batizado nas águas, quando o velho homem morreu. Hoje, ainda sou uma criança na fé, mas tenho aprendido a cada dia o quão maravilhoso que é servir este DEUS, que me tirou de um mar de lama e firmou meus pés sobre a Rocha, e o primeiro pedaço do bolo vai para meu Senhor e AMIGO, JESUS. Te Amo!! ;D

6 comentários:

Anônimo disse...

poooxa um ano que benção, faz acho que uns 6 que eu fui :S hoje me arrependo sei lá, acho que foi um equivoco naquela época mais enfim Deus sabe de todas as coisas, e que o nosso estimulo Jesus seja presente sempre em nossas vidas.

Obrigado por tudo :)

Mê Amaral disse...

oii
;)
acredito que nosso maior incentivo é Jesus.. é saber que Ele passou por problemas iguais aos nossos, sentiu as mesmas dores, foi tentado.. e mesmo assim nao abriu mão de Seus valores, não pecou, e como se ja nao bastasse.. se entregou por nós.

e.. a alegria que vem pela manhã só faz sentido depois do choro que durou toda noite.

beeejão!

Deus abençoe cada dia mais!
e como eu ja disse..
esse blog é uma beeençao

Héber Lima disse...

Amado! :D

Antes de tudo...

Meu querido, eu ainda não sei o seu nome :P

Agora, continuando...

Eu passei por uma situação em nada semelhante em seu "drama", se tratava "apenas" de um relacionamento "mal resolvido", mas na qual fiz questionamento semelhante ao do irmão do texto...

Eu queria alguém que me amasse incondicionalmente, que nunca fosse me abandonar, estivesse sempre comigo...

E aí, enquanto eu orava, me veio o questionamento:

"Você não já Me tem?"

E aí foi um tapa na cara.

Eu vi o quanto eu valorizava meus relacionamentos com as pessoas, o quanto eu dependia delas, e como eu não fazia o mesmo justamente com o ÚNICO que realmente me ama incondicionalmente e jamais me abandonará...

Só me veio a mente o que o Pai havia falado para Paulo:

"Minha graça te basta"

E realmente, bastou...

Daquele momento de tristeza eu comecei a me re-erguer, e continuei a viver mesmo com aquele relacionamento "ameaçado"...

Jamais esqueçamos que o Senhor é sempre conosco...

Ter irmão ao nosso lado, nos encorajando e ajudando, não somente é bom e importante como é orientação do Pai...

Porém, ainda que todos se esqueçam de nós, Ele diz:

"Eu jamais esquecerei de ti"

Então, TUDO o que precisamos realmente é Ele...

Fica com Papai meu querido, um grande abraço o>

Cinthia Paiva disse...

Oiii que legal que gostou...me achou onde ?!
adorei o assunto em questao no seu blog !!!
"Valores"
Muitas vezes esquecemos o nosso proprio valor ...sendo assim se esquecendo de Deus o nosso maior valor !

Deus abençoe
Bjóviskis

Mê Amaral disse...

oii raphael

ahaaaaa descubrii seu nome

aushdiuahsd

tenho orkut siim
http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=17342164932043418554

add la!

beeeijo

Minas Jornalistas disse...

Oii Raphael" hihihih
É bom saber que vc tem um nome ÊÊÊÊ, rssss.

É verdade.. nossa caminhada nesse mundo não é fácil e, como todo ser humano, temos altos e baixo; mesmos nós, cristãos.
E é por isso que Deus nos tem dado a graça, o amor, sua Palavra e nossos irmãos. Juntos, esses "elementos" formam um "objeto" de força inigualável que tem sido o sustendo do Corpo de Cristo, sua Igreja, aqui na terra!

Agradeço a Deus que nunca nos abandona e, sempre, tem nos levantando e nos animado nos momentos difíceis.
Glória a Deus!

Ahhh, parabéns pelo 1° ano do seu novo nascimento! =D

Fica na Paz!
Bjao..