RSS

continuaçao (FIRME SEUS VALORES)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Quarto Capítulo:
Pureza

"O Cristianismo é acima de tudo o defensor da pureza...”

Nada se compara com o poder de Cristo para purificar vidas . Sua força libertadora rompeu o jugo de nossa escravidão ao pecado. A sua morte e ressurreição vieram em nosso socorro, oferecendo-nos uma posição de dignidade em lugar da miséria moral, e esperança, em vez de um destrutivo desespero. Diferentemente daqueles que não conhecem o Salvador e tentam acertar a vida por si mesmos, mas estão sempre fracassando, aqueles que o receberam pela fé e o conhecem pessoalmente, têm à sua disposição o poder de que precisam para levar uma vida de pureza. Mas comprendamos que isso não se dá automaticamente.

Não é que o Cristianismo tenha começado a perder seu vigor. O que há é que um número cada vez maior de crentes , quando confrontados com a opção de viver pelo padrão moral estabelecido pelas Escrituras ou fazer concessões ao pecado (e depois racionalizar o senso de culpa), está preferindo viver por um padrão mais baixo.

“Os antigos desejos malignos de vocês foram pregados na cruz juntamente com ELE, aquela parte que em cada um de vocês gosta de pecar, foi esmagada e mortalmente ferida, de maneira tal que esse corpo, amante do pecado, não está mais sob o controle do pecado e não necessita mais ser escravo dele.
Não deixem nunca mais que o pecado controle esse corpo fraco de vocês; e não cedam aos seus desejos pecaminosos.
Não deixem que nenhuma parte de seus corpos seja instrumento do mal, usada para pecar. Antes entreguem-se inteiramente a Deus – o corpo todo – pois que vocês voltaram da morte e desejam ser instrumentos nas mãos de Deus, usados para seus bons propósitos.”(Biblia Viva - Rm 6.6, 12, 13)

O que acontece é que hoje há uma petulâcia desavergonhada e desinibida na imoralidade, que ninguém pode negar. E tudo isso agride nossos sentidos com uma regularidade tão constante, que precisamos do poder de Deus para caminhar em pureza. E o melhor nisso tudo é que temos esse poder.

“Porque Deus deseja que vocês sejam santos e puros, e se conservem afastados de todo o pecado sexual, a fim de que cada um de vocês se case em honra e santidade.
E não em paixão carnal, como fazem os pagãos, na sua ignorância de Deus e de seus caminhos.
E esta também é a vontade de DEUS: que neste assunto nenhum de vocês cometa jamais a usurpação de tomar a esposa de outro homem, porque o Senhor lhes dará por isto uma retribuição terrível, como nós antes já lhes advertimos severamente.
Porque Deus não nos chamou para vivermos na impureza nem cheios de imoralidade, mas para ser santos e puros.” ( 1 Ts 4.3-7 – BV)

É impossivel chegar-se a uma pureza moral, se não encararmos alguns fatos práticos relacionados com o corpo – nosso apetites carnais que exigem satisfação.

A Bíblia diz que temos que apresentar nossos corpos em sacrifício vivo a Deus (Rm 12.1).
Ela nos diz também para não oferecermos nenhum de nossos membros como intrumentos de injustiça ao pecado (Rm 6.12,13).
Nosso corpo é “membro de Cristo”; pertence a ele (1 Co 6.15).
Nosso corpo é “templo”, habitação do Espírito Santo (1 Co 6.19).
Portanto, temos que “glorificar a Deus” em nosso corpo (1 Co 6.20).
Também temos que conhecer bem nosso corpo, para que saibamos controlá-lo em honra ( 1 Ts 4.4).

O fato é que esse nosso corpo facilmente nos desvia da rota. Não que o corpo seja mau em si, mas ele reage diante de estímulos externos... estímulos esses que são fortemente atraentes e dão satisfação muito passageira.

Em nossa era de declínio moral, é fácil alguém começar a achar que a pureza é um ideal inatingível, fora de moda, coisa de um passado nebuloso e distante. Não é verdade.

“ Se alguém se recusar a viver de acordo com estes mandamentos, não estará desobedecendo às leis dos homens mas de Deus, que dá o seu Santo Espírito a vocês.” (1 Ts 4.7-8 BV)

Não há dúvida sobre isso: Deus quer que seu povo tenha posição firme na pureza. Seu Espírito está ao nosso lado para nos ajudar.

E quanto a igreja , sempre que um de seus membros resolve viver deliberadamente na impureza , ele não é o único a sofrer consequências. Sua conduta reflete-se sobre todo o Corpo ao qual ele pertence, trazendo vergonha . Como somos membros uns dos outros, temos certas responsabilidades diante de todos . Isso é um fato mesmo que queiramos negar essa responsabilidade. Tampouco devemos mostrar indiferença, quando um de nossos irmãos ou irmãs cai na imoralidade.

“Queridos irmãos, se um cristão foi vencido por algum pecado, vocês que são de Deus devem ajudá-lo, com mansidão e humildade, a voltar ao caminho certo, lembrando-se que dá prócima vez poderá ser um de vocês a cair no erro. Partilhem as dificuldades e problemas uns dos outros, obedecendo dessa forma à ordem do nosso Senhor.” ( Gl 6.1-2 – BV)

Já que o cristianismo e a pureza têm que andar juntos, alguns de nós precisam defender essa causa. Vamos, todos nós, “jogar” no mesmo time! Será bem mais fácil tomar posição ao lado da pureza, se o fizermos todos juntos. Em Cristo, por Cristo e por causa de Cristo, temos a disposição interior de que necessitamos para mantermos a pureza moral!

(Fonte: livro “ FIRME SEUS VALORES”, Charles Swindoll, editora Betania)

8 comentários:

Minas Jornalistas disse...

Deus não disse que não teríamos tentações (até Jesus sofreu tentações, porém não caiu nelas), mas sim que estaria conosco quando chegassem as tentações e, com ele, teríamos força para não ceder a elas!

Glórias a Deus que sempre nos alerta quanto às dificuldades da vida terrena e sempre nos dá a saída!

Que sejamos firmes nos valores que Cristo nos ensinou, pregando ao mundo, através de nossas vidas diferenciadas em Jesus, a pureza da Salvação.

Deus continue te usando, querido!
A Paz!
=)

Fernanda Manzatto disse...

Ah, obrigada pela visita no meu blog! *-* Eu adorei o comentário. E realmente acho que tudo isso o que eu passei na minha vida só serve de exemplo para as pessoas poderem ver a Glória de Deus! Quero que todos vejam o que eu senti, e todos sintam o que eu senti, o fato de Deus ser o meu Senhor e Salvador, e isso me completa me faz uma pessoa melhor!
Obrigada pela visita!
Ahh, está linkada ok?
Beijos! :@@
Fica com Deus

Anônimo disse...

perante aos olhos do homem essa pureza é algo impossivel, o mundo esta com valores contorcidos, mais crendo na palavra e mais do que isso pedindo a Deus força pra seguir ela, a gente vê que o mundo está errado.

Deus abençoe grandemente sua vida e eu também gosto muito de você :)

Anônimo disse...

Parabéns!!! Você bebe de uma boa fonte: “Charles Swindoll”.
Pureza e cristianismo!
Não tenho nenhuma condição de ser puro, sou completamente incapaz. Portanto, é ai que entra o cristianismo, pois se eu fosse capaz não precisaria de cristianismo. Ou seja, não teria “Graça.”
Pois tenho para mim que a Graça é uma disposição Divina para purificar o homem.

Bruno Damada disse...

Good =)

Milena Shoji disse...

é isso aí (:
e o respeito pelas outras opiniões também nunca pode deixar de existir.
bjs.

Mê Amaral disse...

posta maiiis rapha

saudaaade dos seus textos!

beejao queriiiido:D

Mê Amaral disse...

é incriivel como Deus coloca pessoas nas nossas viidas..
voce é uma benção na miinha vida!
gostoo muito de vc rapha!

Deus abençoe seeeeempre..

[...]

cê viiiu eu andeii de metroo siiim
achei o maaaaaaaaximo
auhsduahsd

beeeijo