RSS

Dar prazer a Deus é o que se chama “adorar”

sexta-feira, 24 de outubro de 2008


A Bíblia diz: O Senhor se agrada somente daqueles que o adoram e confiam em seu amor.


Qualquer atitude sua que venha agradar a Deus é um ato de adoração. Como o diamante, a adoração apresenta várias facetas. Seriam necessários vários livros para abordar tudo o que precisamos compreender a respeito da adoração.


Os antropólogos perceberam que a adoração é um impulso universal, posto por Deus na estrutura do nosso ser – uma necessidade intrínseca de nos ligarmos a Deus. Adorar é tão natural quanto comer e respirar. Quando não conseguimos adorar a Deus, sempre achamos um substituto, ainda que no fim sejamos nós mesmos. A razão pela qual Deus nos fez com este desejo é que Ele anseia por adoradores! Jesus disse: São estes os adoradores que o Pai procura.


Dependendo de sua formação religiosa, pode ser que você precise ampliar sua compreensão do termo “adorar”. Você talvez imagine cultos na igreja em que haja cânticos, orações e se escute uma pregação. Ou talvez você imagine um cerimonial, ou imagine curas, milagres e experiências arrebatadoras.


A adoração pode incluir estes elementos, mas vai muito além dessas manifestações. Adorar é um estilo de vida.


Adoração é muito mais do que música


Para muitas pessoas adorar é o sinônimo de música. Elas dizem: em nossa igreja temos primeiro a adoração e depois o ensinamento. Esse é um grande mal entendido. Todos os momentos do culto em uma igreja são um ato de adoração: a oração, a leitura da Bíblia, os cânticos, a declaração de fé, o silêncio, manter-se quieto, ouvir uma pregação, tomar notas, ofertar, assinar um cartão de compromisso e até mesmo saudar outros adoradores.


Na verdade, a adoração é anterior à música. Adão adorou no jardim do Éden, mas não há nenhuma menção à música antes de Gênesis 4.21, com o nascimento de Jubal. Se adoração fosse somente música, então os que nunca se utilizaram da música jamais adoram. Adoração é muito mais do que música.


De modo ainda mais grave, o termo “adoração”é muitas vezes utilizado erroneamente em alusão a um estilo musical específico: “Primeiro cantamos um hino, depois uma canção de louvor e adoração.”Ou: “Gosto das canções de louvor mais rápidas, mas prefiro as canções de adoração mais lentas.”De acordo com essa convenção se uma canção for rápida, alta ou usar metais é considerada “louvor”. Mas, se for lenta, tranqüila e intimista, talvez acompanhada por um violão, é “adoração”. Esse é um uso inadequado e bastante comum da palavra “adoração”.


Adoração não tem relação com o estilo, volume ou andamento da música. Deus ama todos os tipos de música porque Ele inventou todas – rápidas e lentas, altas e suaves, antigas e modernas. É provável que você não goste de todas, mas Deus gosta! Se ela é oferecida a Deus em espírito e em verdade, então é um ato de adoração.


Os cristãos freqüentemente discordam quanto ao estilo de música a ser utilizado na adoração, defendendo apaixonadamente seus estilos preferidos, como se fossem os mais bíblicos ou reverentes a Deus. Mas não existe um estilo bíblico! Não existem notas musicais na Bíblia, e nós nem temos os instrumentos que eles utilizavam nos tempos bíblicos.


Para ser sincero, o estilo musical que você prefere diz mais sobre você – sua formação e personalidade – do que sobre Deus. O som de um grupo étnico para soar barulho para outro. Mas Deus gosta de diversidade e aprecia todos.


Não existe nada como música “cristã”; existe apenas letra cristã. É a letra que torna uma canção sagrada, e não a melodia. Não existem melodias espirituais. Se eu tocasse para você uma música sem a letra, não haveria como saber se é uma canção “cristã”.


A adoração não é para nosso benefício.


Como pastor, recebo bilhetes dizendo: “Eu amei a adoração de hoje. Foi muito bom para mim.” Esse é outro mal entendido a respeito da adoração. Ela não é para nosso benefício. Quando adoramos, nosso objetivo é agradar a Deus, não a nós mesmos.


Se você alguma vez já disse “Não aproveitei de nada a adoração de hoje”, você adorou pelos motivos errados. A adoração não é para você, é para Deus. Logicamente, a maioria dos cultos de adoração também tem elementos de comunhão entre os irmãos, edificação e evangelização; e existem benefícios na adoração, mas nós não adoramos para nossa satisfação. Nossa motivação é glorificar e agradar ao nosso Criador.


No capítulo 29 de Isaías, Deus reclama de uma adoração sem entusiasmo e hipócrita. As pessoas estavam oferecendo a Deus orações insípidas, louvores fingidos, palavras vazias e rituais artificiais sem que seu significado fosse levado em consideração. O coração de Deus não é tocado pela tradição na adoração, mas pela paixão e pelo empenho. A Bíblia diz: O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.”


Adoração não é parte de sua vida; ela é sua vida


Não o adore somente nos cultos na igreja, pois nos foi dito: Procurem a ajuda do Senhor; estejam sempre na sua presença e cantem glórias e louvem ao Senhor desde o nascer até o pôr- do- sol. Na Bíblia as pessoas louvavam a Deus no trabalho, em casa, na batalha, na prisão e até mesmo na cama! Louvar deveria ser sua primeira atividade, assim que abrisse os olhos pela manhã, e a sua última atividade, ao fechá-los à noite. Davi disse: Eu agradecerei ao Senhor o tempo todo. Minha boca sempre o louvará.


Cada atividade pode ser transformada em ato de adoração, quando você a faz para louvar, glorificar e agradar a Deus. A Bíblia diz: Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Martinho Lutero disse: “Uma ordenhadora pode tirar o leite das vacas para a glória de Deus”.

Como é possível fazer tudo para a glória de Deus? Ao fazer tudo como se estivesse fazendo para Jesus e mantendo uma conversa contínua com Ele durante sua atividade. A Bíblia diz: Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.


Este é o segredo de um estilo de vida em adoração – fazer todas as coisas como se fossem para Jesus. A Bíblia, na paráfrase The Message (A mensagem), diz: Pegue sua vida diária e comum – seu dormir, comer, trabalhar e passear – e ponha diante do Senhor como oferta.


O trabalho se torna adoração quando você o dedica a Deus e o realiza consciente de Sua presença. Pensar em Deus constantemente, esta é a verdadeira adoração – apaixonar-se por Jesus.

6 comentários:

Minas Jornalistas disse...

Esse livro é uma bênção! Excelente poste! Deus continue lhe usando e abençoando! Fica na Paz! =]

Mê Amaral disse...

raphaaa queriido (:

add vc no msn ja

adoooorote

Mê Amaral disse...

raphaaa queridão

voltei com o blog!
;D

se eu me calar.. as pedras clamarão em meu lugar
né não!?

ameeeeeei seu post!
fiquei sem palavras!

beeijao
gosto muito

Pedro Pimenta disse...

Um texto esclarecedor!
Gostei da definição: Adorar é um estilo de vida.

Pedro Pimenta disse...

"Mê Amaral", dei uma passada no seu blog, gostei dos seus textos, porém não conseguir postar comentarios. Fico triste, pois gostei das suas ideias.

Cinthia Paiva disse...

Qto tempo não passava por aqui...
"Adoração não é parte de sua vida; ela é sua vida"
Muiito bom !!!
Deus te abençoe seempree !!!